11 - O dia da cirurgia


A chegada ao hospital


Chegou o grande dia da sua cirurgia! É altamente recomendado que você vá com um acompanhante ao hospital. Não esqueça de levar sua sacola contendo os seus exames, a meia anti-trombose e a cinta modeladora, assim como sua malinha com seus itens de higiene e troca de roupas.


Não existe na literatura médica nenhuma contraindicação a realização da cirurgia caso esteja menstruada. Então, caso apresente fluxo menstrual no dia da cirurgia, não se preocupe.


Dirija-se a recepção da internação do hospital e informe seu nome e o nome do seu cirurgião plástico. Na recepção será preenchida sua ficha de internação do hospital.


Um profissional de enfermagem lhe fará uma série de perguntas e fará um breve exame físico (checagem da temperatura, pressão, frequência cardíaca, etc.).


Você será depois encaminhado(a) ao quarto onde lhe será entregue uma roupa própria para o centro cirúrgico. Lembre-se que, para colocar esta roupa, a vestimenta íntima deverá ser retirada. Quando colocar a roupar do centro cirúrgico, aproveite e coloque sua meia anti-trombose. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho.


Caso tenha alergias, é possível que identifiquem isso através da colocação de uma pulseria.


Enquanto aguarda no quarto um profissional da enfermagem lhe entregará um termo de consentimento informado do hospital para ser lido e assinado.


A anestesista da equipe do dr. Juan passará no seu quarto para uma avaliação pré-anestésica. Após esta avaliação, você aguardará uma autorização para ser conduzido(a) para o centro cirúrgico numa maca.


No centro cirúrgico


Lembre-se que parentes e amigos não são admitidos dentro do centro cirúrgico. Você notará que todos os profissionais estarão com roupas especiais, toucas, máscaras e proteção para os pés.


Você ficará aguardando na maca dentro de um espaço do centro cirúrgico com outros pacientes para somente então ser levada para a sala de cirurgia.


Após entrar na sala de cirurgia, você encontrará o dr. Juan Montano e toda sua equipe lhe aguardando. Você será transferido(a) para a mesa cirúrgica e verá toda a estrutura do centro cirúrgico, incluindo os grandes focos cirúrgicos. Neste momento é comum que alguns pacientes apresentem algum grau de ansiedade. Lembre-se que o dr. Juan Montano e sua equipe estarão do seu lado dando todo o apoio necessário.


Você será monitorizado(a) com colocação de eletrodos no tórax, oxímetro no dedo e um acesso venoso será colocado numa veia (em geral do antebraço). Através dessa veia será administrada uma medicação sedativa.


Uma máscara será colocada em você pelo anestesista onde você deverá respirar profundamente. A partir deste instante, você irá adormecer.


A equipe cirúrgica estará neste momento montando a mesa com os instrumentais, lavando-se e colocando aventais e luvas estéreis para início do procedimento. Portanto, após você ter saído do quarto, ainda levará cerca de 1 hora para que sua cirurgia de fato comece. Os acompanhantes e familiares deverão levar em conta este tempo a mais além do tempo estimado da cirurgia.


Durante a cirurgia a equipe do dr. Juan manterá seus acompanhantes informados do andamento da cirurgia.


Logo após a cirurgia


Assim que acabar a cirurgia você será levado(a) para um espaço do centro cirúrgico chamado RPA (Recuperação Pós-Anestésica), onde permanecerá por cerca de 1 hora a 3 horas, para somente então ser liberado(a) pelo anestesista para o quarto do hospital.


Caso sua cirurgia envolva o uso de uma cinta modeladora, você já estará vestido(a) com ela ao acordar.


É possível que você tenha uma sonda (um tubinho de borracha macia) colocada na bexiga para coleta da urina, nesse caso você não precisará ir ao banheiro para urinar quando estiver repousando no quarto do hospital. A sonda costuma ser retirada na manhã seguinte. É importante você urinar normalmente pelo menos uma vez após retirada da sonda antes da alta hospitalar.


Você ficará com um aparelho que ficará comprimindo suas pernas de tempos em tempos durante todo o período de internação para reduzir o risco de trombose. Também permanecerá com um acesso venoso, em geral no antebraço, para aplicação de medicamentos.


Um profissional do hospital lhe trará a comida e você poderá se alimentar normalmente.


Enquanto repousa no quarto do hospital após a cirurgia, peça sempre ajuda para se levantar. É comum após a cirurgia sentir certo grau de tontura ou mal-estar.


Para o seu descanso e recuperação, evite ter muitas visitas durante a sua estadia no hospital.


Dependendo do caso, um cirurgião assistente da equipe do dr. Juan passará visita para vê-lo(a) no hospital durante a noite e o dr. Juan entrará em contato com você para saber como você está.


É comum durante a noite ouvir barulhos e ter a entrada frequente da equipe de enfermagem no quarto para avaliar sinais vitais, como a sua temperatura e pressão arterial, assim como para aplicar medicações, inclusive cedo pela manhã.


Sempre peça para que qualquer acompanhante que entrar no quarto lave as mãos previamente.


A Alta Hospitalar


Você receberá alta hospitalar após visita do dr. Juan ou alguém da sua equipe, que em geral ocorre na manhã seguinte da cirurgia. Para que você possa ter alta hospitalar com segurança, você deverá:


· Estar lúcido(a) e bem orientado(a)


· Estar aceitando a dieta sem náuseas ou vômitos


· Estar com um quadro de dor aceitável e confortável


· Estar com seus dados vitais (temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca) dentro dos limites de normalidade


· Ter urinado espontaneamente


· Ter conseguido dar alguns passos sozinho


· Estar com os curativos sem sangramentos significativos


Caso você tenha drenos , um profissional da enfermagem lhe explicará como irá cuidá-lo e manuseá-lo em casa. Se uma sonda urinária foi colocada em você, ela costuma ser retirada cedo na manhã seguinte.


No momento da alta você receberá o receituário e as instruções para uso de medicações pós-operatórias, as quais costumam incluir antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, não dirigir e nem assinar cheques ou documentos importantes nas primeiras 24 horas, já que efeitos residuais da anestesia podem permanecer por períodos variáveis.


Você será relembrado(a) dos cuidados que deverá manter em casa, o que inclui o que deve evitar fazer, tais como evitar fazer grandes esforços, assim como o que deve fazer, como dar pequenos passos em casa para reduzir o risco de trombose, além de outros cuidados específicos para o procedimento que realizou.


Também será relembrado a você como cuidar dos curativos e a importância de manter o uso da meia anti-trombose nos primeiros cinco dias após a cirurgia. Também será relembrado para você a importância de fazer exercícios respiratórios e exercícios para as pernas . Quanto a dieta , não costumam existir restrições específicas, sendo em geral recomendado uma dieta mais leve e rica em proteínas e fibras.


Você será instruído(a) a entrar em contato com o dr. Juan caso apresente:


– febre (temperatura acima de 38 graus)


– náuseas, vômitos


– dor abdominal intensa


– aumento do volume no local operado


– falta de ar


– dor no peito


– dor ou inchaço na batata da perna


– dor no local da incisão que não melhora com analgésicos


– problemas na ferida operatória (abertura de pontos, saída de secreção purulenta, saída de grande quantidade de sangue, escurecimento intenso da pele)


– Problemas com o dreno


Você terá acesso ao número de celular particular do dr. Juan para tirar qualquer dúvida durante sua recuperação.


Para finalizar, será combinado com você antes da alta uma data e horário para o primeiro retorno ao consultório.


Assim que a equipe médica confirmar sua alta, a equipe de enfermagem irá retirar seu acesso venoso e lhe fornecerá as instruções finais para você poder ir para casa com um acompanhante.


Caso você deseje e a equipe do dr. Juan autorize, você poderá tomar um banho ainda no hospital antes de ir embora, em geral não havendo maiores restrições sobre o banho, apenas havendo o aconselhamento de evitar molhar muito a região dos curativos.

Voltar