09 - Preparação para a sua cirurgia
Uma vez tendo sua cirurgia agendada, lembre-se que certos cuidados deverão ser tomados com bastante antecedência antes do dia da cirurgia. Por exemplo:
· Recomenda-se que pelo um mês antes da cirurgia o paciente pare de fumar caso seja um fumante.
· Também é comum pedir para que pacientes que fazem uso de pílula anticoncepcional parem de utilizá-la um mês antes da cirurgia e passem a usar outros meios de evitar a gravidez.
· Também verifique quais medicamentos você deverá evitar antes da cirurgia. Para ver uma lista destas medicações e a partir de que momento deve evitá-las clique aqui .
. Evite se bronzear ou tomar muito sol nas duas semanas que antecedem a cirurgia.
· Cheque também se o seu cirurgião recomendou alguma suplementação alimentar para você usar antes da cirurgia e com quanto tempo antes você deve começar. Para saber mais sobre a suplementação alimentar, clique aqui .
. Caso você vá realizar uma cirurgia envolvendo a região do abdome ou tórax/mamas, verifique se o dr. Juan recomendou que você realize antes da cirurgia exercícios respiratórios com um dispositivo chamado Respiron, para uma melhor preparação para sua cirurgia. Para saber mais sobre exercícios respiratórios, clique aqui.
Uma boa dica é deixar estas informações que dependem de datas anotadas na sua agenda para você não esquecer. A seguir, veja outras dicas úteis para lhe ajudar a se preparar para sua cirurgia:
• Verifique que tenha realizado ou agendado todos os exames pré-operatórios solicitados
• Verifique que tenha lido, compreendido e assinado o termo de consentimento informado assim como o contrato de prestação de serviços médicos
• Não esqueça de deixar contas em débito automático ou verificar o pagamento delas através da internet ou aplicativos de celular no período de recuperação
• Verifique quem irá lhe ajudar a cuidar de filhos pequenos ou animais de estimação (caso tenha) enquanto estiver se recuperando
• Resolva pendências de seu trabalho previamente
• Verifique quem poderá lhe ajudar com afazeres domésticos essenciais quando estiver se recuperando da cirurgia
• Faça uma boa limpeza em casa para não precisar fazê-la quando estiver se recuperando da cirurgia
• Procure facilitar o preparo prévio de alimentos, como uso de congelados ou faça uso de serviços de delivery
• Reserve em sua mesa de cabeceira um lugar para seus medicamentos, de preferência com um organizador de medicação (com compartimentos dia e hora da dose).
• Certifique-se que a cama onde irá dormir após a cirurgia esteja equipada para o seu repouso adequado. Alguns procedimentos, como a abdominoplastia, podem exigir alguns travesseiros e almofadas adicionais para seu melhor conforto.
• Certifique-se que tenha um pequeno banquinho plástico para ajudar a tomar os primeiros banhos no chuveiro após a cirurgia.
• Verifique se o local onde irá repousar após a cirurgia é de fácil acesso, evitando locais em que precisará obrigatoriamente subir muitos degraus de escada, por exemplo.
• Certifique-se que seus controles remotos tenham pilhas novas ou estejam completamente carregadas.
• Reserve material de leitura e filmes com antecedência para que você tenha algo para fazer quando estiver de repouso.
• Evite aglomerações e eventos sociais duas semanas antes da cirurgia, e procure realizar um isolamento social nessas duas semanas que antecedem a cirurgia para diminuir as chances de pegar uma doença infecciosa próximo da data da sua cirurgia.
• Evite realizar depilação perto do local da cirurgia uma semana antes para diminuir o risco de inflamações no local.
• Caso haja necessidade de drenagem linfática no pós-operatório, verifique um profissional da confiança do seu cirurgião plástico. Para maiores informações sobre drenagem linfática, clique aqui.
• Caso sua cirurgia envolva a troca de curativos , veja se possui os materiais necessários para trocá-los, como gazes, fita de micropore médio (25 mm x 10 m), frasco de soro fisiológico e tesoura.
• Caso sua cirurgia envolva o uso de um dreno , veja se possui os materiais necessários para poder manuseá-lo adequadamente, como uma seringa de 20 ml ou uma mamadeira com escala graduada para medição.
• Verifique se você já obteve os materiais necessários que usará no corpo após sua cirurgia, como a meia-antitrombose , a cinta modeladora e produtos para passar no corpo .
• Caso sua cirurgia ou parte dela seja realizada pelo convênio, certifique-se que o convênio tenha aprovado o procedimento.
. Caso sua cirurgia envolva uma rinoplastia, verifique se o dr. Juan lhe recomendou o uso de uma pomada antibiótica para usar no nariz 5 dias antes da sua cirurgia.
• Caso faça uso de megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios, programe-se para removê-los antes da cirurgia. Já se for homem e for fazer uma cirurgia de Facelift, deixe a barba por crescer um pouco antes da cirurgia, para facilitar a visualização dos pelos da barba.
Ansiedade Antes da Cirurgia Plástica
É bom se cuidar do ponto de vista emocional antes da cirurgia plástica. Neste período é normal sentir um pouco de ansiedade. Entretanto, esta ansiedade normal pode ir aumentando gradativamente até o dia da cirurgia e se tornar excessiva. Este aumento pode surgir devido a perguntas que o(a) própria paciente se faz, como: “será que devo me operar?”, “será que não estou arrumando problemas para mim mesmo(a)?” e outros intermináveis “e se….”.
Como seres humanos, nós queremos segurança. Desejamos estar seguros e ter uma sensação de controle sobre nossas vidas e bem-estar. Uma cirurgia pode gerar sentimentos de incerteza que podem levar a um quadro de ansiedade.
Amigos e familiares bem-intencionados também poderão fazer comentários exagerados que podem desencorajá-lo(a) a fazer uma cirurgia plástica ou lhe trazer ainda mais ansiedade. É bom estar preparado(a) para estas emoções e comentários.
Para lidar com a incerteza e a ansiedade que antecedem uma cirurgia, é comum os(as) pacientes usarem a preocupação excessiva como uma ferramenta para tentar prever o futuro, evitar surpresas ou impedir de sentir emoções desagradáveis.
De fato, a preocupação crônica pode fazer parecer que você tem algum controle sobre o que vai ocorrer no futuro ou que você está fazendo algo útil e benéfico. Você pode acreditar que isso o(a) ajudará a torná-lo(a) mais preparado(a) para o que ocorrerá no horizonte. Alguns pensam que, talvez, se agonizarem pensando em todas as possibilidades com que um evento futuro possa dar errado, será possível ter um controle do resultado. Infelizmente, nada disso funciona.
A verdade é que a preocupação crônica não pode lhe dar mais controle sobre eventos que você não tem controle e tão pouco tem influência nas probabilidades de sucesso; ela apenas lhe rouba a paz e suga sua energia. Em vez de uma solução, a preocupação crônica na verdade é mais um problema.
Existem maneiras mais saudáveis para lidar com toda essa ansiedade que pode ocorrer antes de uma cirurgia:
· Em vez de se preocupar com aquilo que não tem controle, tente reorientar sua mente para agir sobre os aspectos que estão sob seu controle. Por exemplo, você pode verificar se está evitando de tomar medicamentos que não devem ser usados antes da cirurgia.
· Procure praticar algum tipo de atividade física, como caminhadas, além de manter uma boa rotina de sono e uma dieta saudável.
· Evite ceder à tentação de ficar lendo na internet histórias alarmantes de graves complicações, ver programas de televisão que enaltecem intercorrências raras, ficar conversando com pessoas sobre fatalidades ou ficar acordado(a) a noite toda pensando em como tudo poderia dar errado.
· Lembre-se que, quando medos e preocupações irracionais se instalam, pode ser difícil pensar de forma lógica e realista para avaliar a verdadeira probabilidade de algo ruim acontecer. Por isso, se um pensamento ansioso ou preocupação vier à sua cabeça, anote-o em algum lugar e continue com a sua rotina. Depois, num momento oportuno, entre em contato com o dr. Juan Montano com todas as suas anotações. O dr. Juan Montano irá lhe transmitir informações confiáveis que lhe ajudarão a manter seu equilíbrio emocional enquanto sua cirurgia se aproxima.