03 - A primeira consulta


É bom se preparar da melhor maneira possível para a sua primeira consulta para tirar maior proveito dela. Informações de como se preparar para uma primeira consulta podem ser obtidas clicando aqui .


Ao entrar na clínica, veja se ela se encontra organizada, limpa e bem equipada. Ao ver o cirurgião, repare se ele aparenta estar bem cuidado.


Uma vez em contato com o seu cirurgião, você terá oportunidades para fazer perguntas. Não tenha medo de fazer perguntas mais diretas, como por exemplo:


– “quantas vezes você já realizou este procedimento?”


– “Você já teve complicações ao realizar este procedimento?”


– “Qual o seu nível de treinamento para a realização deste procedimento cirúrgico?”


– “Como as complicações são tratadas?”


– “Qual o nível de satisfação da(o)s pacientes para esta cirurgia?”


– “Quem realiza a anestesia e quais suas qualificações?”


Quando o cirurgião responder, note se ele responde a todas as perguntas de uma forma fácil de entender. Veja se as respostas parecem ter algum tipo de embasamento científico, mencionando algum estudo científico, por exemplo. Repare se ele apressa a consulta ou não dá o tempo que você precisa. Perceba se ele se preocupa com seus sentimentos e bem-estar geral, sendo atencioso, confiável, compassivo, compreensivo e completamente empático. Note se ele lhe ouve e lhe escuta.


Ele ou ela também deve projetar confiança e ter boas habilidades de comunicação, sendo amável, disponível e capaz. Perceba se o cirurgião plástico fez boas perguntas a você. Note se ele tentou aprender sobre sua saúde, medos e necessidades.


Procure ter cuidado se o cirurgião lhe fizer promessas de resultados espetaculares. Cirurgiões sensatos e equilibrados tendem a ser mais cautelosos e evitar esse tipo de afirmação. Veja se ele comenta de forma transparente sobre possíveis riscos e complicações do procedimento, assim como as limitações e alternativas. Caso ele se omita em fazer esse tipo de comentários, pode ser que ele não seja um cirurgião completamente confiável.


Ao final da consulta, pergunte-se a si mesmo(a): “Posso confiar a minha vida para essa pessoa? Se você não tem certeza de que encontrou o seu cirurgião ideal, não agende a cirurgia. Peça um tempo para considerar tudo o que foi dito antes de oficializar a cirurgia. E tenha cuidado com os cirurgiões que tentam apressá-lo(a) para a sua tomada de decisão. Se continuar na dúvida, uma nova consulta com outro cirurgião plástico pode ser importante.


Caso você esteja bem confiante que encontrou o seu cirurgião plástico, não esqueça de perguntar a ele sua disponibilidade para realização de cirurgias nas datas futuras. Pode acontecer do seu cirurgião ter viagens ou congressos agendados e esta informação será importante para sua própria programação.


Durante a consulta, é bem provável que o cirurgião plástico informe a você os hospitais em que você poderá operar com ele e peça que faça uma escolha. O que você deve levar em consideração para fazer essa escolha? É o que veremos a seguir.

Voltar